quinta-feira, 3 de maio de 2018

Testemunho interior

                                Estudo Nº 116 - Escrito e editado em 03-05-2018
1ª Divisão: 2ª Coríntios 13:5-6. Ninguém melhor do que nós mesmos para saber o que realmente somos, já que não podemos enganar a Deus. Este texto, nos dá uma sacudida moral - cristã.
  a) Apocalipse 3:1-3. Precisamos entender, que ter nome, credenciais e até ser reconhecido como crentes em Jesus Cristo, mas sem a devida obediência à Palavra de Deus, não seremos aprovados e estaremos vivendo de fantasias.
  b) 1ª Coríntios 9:27. Se eu não sub-julgar minhas aptidões primitivas, sejam; quais quer que forem, não serei aprovado, por mais que conheça e até pregue o melhor sermão do mundo.
  c) Tiago 1:22-27. O meu testemunho interior me cobra  à prática dos princípios fundamentais da Palavra de Deus para ser aprovado e não apenas reconhecido.
2ª Divisão: Romanos 12:1-2. O meu testemunho interior me cobra espontaneidade e não é nada ensaiado. Deve haver um certo inconformismo contra os padrões pré - estabelecidos de uma certa forma pela sociedade em relação à moral e os bons costumes sociais e não bíblicos, afim de poder experimentar os três níveis da vontade de Deus. 
  a) Mateus 5:48. Somos desafiados a atingir a perfeição e a perfeição de Deus.
  b) Mateus 19:21-22. Somos desafiados a desgarrarmos de nosso ponto de apoio; a sair de nossa zona de conforto religioso capitalista bem sucedidos; a abrir mãos, compartilhar. 
  c) Filipenses 3:12-15. O meu testemunho interior me diz que a perfeição é e deve ser uma conquista diária, um desafio a cada segundo na vida cristã individual.
3ª Divisão: 2ª Timóteo 3:16-17. A perfeição cristã individual apenas é alcançada por meio da leitura, observação, absorvição da Palavra de Deus.
  a) Tiago 1:2-4. O método para atingir a perfeição não é muito convencional, mas sem este, não atingimos a maturidade.  Testemunho interior  é experiência própria com Jesus em qualquer circunstância.
  b) Hebreus 6:10-12 ; João 15:1-5. Para atingirmos a perfeição, devemos permanecer na presença de Cristo em oração constante por meio de observação e obediência à Palavra de Deus.
  c) Hebreus 2:16-18 ; Hebreus 4:13-16. Portanto, em nossas dificuldades para atingirmos a perfeição, devemos buscar ajuda na pessoa de Jesus Cristo o Filho de Deus.  Ele conhece a dificuldade de se dar testemunho interior;  a ter experiência própria na fé.
                                                                Conclusão:
  d) Provérbios 3:5-7. Se não formo sinceros a ponto de reconhecermos que não temos a mínima chance de desenvolver em nós mesmos o testemunho interior e nos abrirmos para Ele, sem querer ficar se justificando na nossa incompetência, jamais atingiremos a maturidade cristã individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário