sexta-feira, 4 de maio de 2018

Com relação ao modo de batizar;

                                Esboço 117 - Escrito e editado em 04-05-2018
Introdução: Lucas 12:50. Enquanto estamos discutindo a forma, o modo em que se deve batizar, deveríamos mesmo é nos preocupar com a metafisica do batismo.
  1ª Divisão: Lucas 3:21-22; Mateus 3:13-17; João 1:32-34. O texto não diz em que nome Jesus foi batizado, apenas diz que foi em águas.
  a) Lucas 3:23. Seguindo o exemplo de Jesus, uma pessoa só deve ser batizada quando tiver noção, consciência do que é certo ou errado.
  b) Atos 2:38 ; Atos 3:19. Caso não haja o arrependimento e a conversão, o batismo pode ser em nome de Jesus, de João ou até mesmo no rio Jordão que não haverá salvação.
  c) Mateus 3:5-8. O texto aqui é bem claro e esclarecedor ao afirmar que; V.7 " Vinham ao seu batismo " Ou seja, ao batismo de João especificamente e até Jesus foi batizado no batismo de João.
2ª Divisão: Atos 1:5. O batismo nas águas, na verdade, é o batismo de João para arrependimento e conversão e sem estes dois requisitos fundamentais não produz a salvação.
  a) Hebreus 6:1-3. Há algo mais, superior e prioritário que é a maturidade! O arrependimento e o ser nova criatura.  Os batismos, quais quer que sejam, os dons e a esperança na ressurreição até mesmo o juízo final, devem estar atrelados a isto, sendo consequência e não causa.
  b) 1ª Pedro 3:19-21. O batismo não é extra, mas metafisico e se trata além de simplesmente descer às águas,  ter uma boa consciência diante de Deus. ( Ser nova criatura)
  c) Lucas 23:39-43. Isto o ladrão da cruz o fez em um simples gesto ao reconhecer Jesus e assumir a sua condição diante de Deus.( Ele foi batizado e participou de todos os sacramentos da igreja de Jesus em um gesto apenas.
3ª Divisão: João 3:3 ; João 3:5. Uma coisa é vir a conhecer a verdade do reino e a outra é ser nova criatura para entrar nele.
  a) Mateus 21:25 - 27. Jesus não dá enfase ao seu batismo, mas ao de João, enquanto ficamos discutindo em qual batismo se deve ser batizado. 
  b) João 4:1-2. A Bíblia afirma que Jesus não batizava e sim os seus discípulos  e quem batizava no batismo de João pois;
  c) Mateus Mateus 28:18-20. O batismo sendo de arrependimento, ou em nome de João, ou de Jesus, se não seguir os critérios dos ensinamentos de Jesus não pode salvar a ninguém.
4ª Divisão: Marcos 16:15-16. Crer e ser batizado é o mesmo que crer e por em prática, ser nova criatura, seguir os exemplos de Jesus.
  a) 2ª Corintios 5:15-17. Viver por Ele, n'Ele e para Ele; ser nova criatura.
  b) Gálatas 3:26-28. Ser batizado nas águas é ser revestido de Cristo, pertencer a Ele.
  c) Gálatas 5:24. Sem estas qualificações, batismo nenhum pode salvar.
                                                             Conclusão:
  d) Romanos 8:1.(Versão: Almeida Corrigida Fiel) Não basta ter Jesus e ser batizado, é preciso ser guiado pelo Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário