sábado, 5 de maio de 2018

Exegese de Amos 3:3 " Parâmetros determinante do termo em relação às Escrituras Sagrada, na visão de antuninamartins2012@gmail.com

                                 Esboço Nº 118 - Escrito e editado em 05-05-2018
1ª Divisão: Amos 3:3. Estar de acordo neste caso, não significa alienar-se e nem tampouco contemporizar, ou forçar ao outro uma obediência forjada, por medo, temor.
  a) Romanos 14:1-5. Ter uma opinião acerca de uma questão, desde que esta não transgrida os princípios de Gálatas 5:19-21 de ambos os lados requerentes, deve ser livre e não deve ser uma imposição.
  b) 1ª Corintios 8:1-2. Saber respeitar a opinião do outro, desde que esta não transgrida os princípios da Palavra de Deus é a prova contundente de não sermos donos da verdade. 
  c) Tiago 3:13-18. Na verdade, na maioria das vezes, provocamos uns aos outros no intuito de fazer valer a nossa verdade particular, nosso ponto de vista que se esconde por trás de nossa intolerância em não saber ouvir o outro lado e despreparados não sabemos lidar com o direito.
2ª Divisão: Tiago 3:1-2. Conhecemos alguém que é sábio quando, fala pouco  e sabe ouvir, sempre tendo respostas coerentes, racional. Este é um líder e merece respeito.
  a) Tiago 1:19. A pior coisa é ter um líder que faz valer a sua opinião própria  e tudo funciona por livre e espontânea pressão egoísta. 
  b) Eclesiastes 3:7. Fazer valer uma opinião própria, quando se trata de conjunto e principalmente eclesiástico, não pode ser uma imposição e sim por convenção, quanto a isto demanda tempo. As vezes a opinião do líder não é a melhor e se obedece apenas por ser líder.
  c)  Filipenses 2:1-5. Existem muitas doutrinas que revelam ser apropriadas para uma única pessoa; " Aquela que a defende " Seus princípios invade a privacidade e impõe ao outro uma obediência forjada pelo medo, sem convenção e por livre e espontânea pressão.
3ª Divisão: Atos 15:36-41. Dois líderes da igreja primitiva que nos deixaram uma lição: Não houve aqui, uma concordância entre eles, mas nem por isto fundaram uma outra denominação, a pretexto de um ministério próprio, por uma divergência de opinião.  Apenas voltaram para visitar e reforçar aqueles que ambos anteriormente tinham sido alcançados pelo evangelho que pregaram naquela região.
  a) Mateus 18:18-20. A verdade biblicamente falando, não se cumpre por meio de uma opinião própria, quando se trata do conjunto eclesiástico cristão, apenas por concordância mutua, 
de outra forma, quem a defende estará a sós e sem a aprovação de Deus. 
  b) 2ª Corintios 13:1. Portanto, cuidado ao buscar seguidores, baseado em opinião própria, concepção  e sem participação da maioria.
  c) Efésios 6:1-3. Vimos a partir da visão de um filho que obedecer, neste caso, nem sempre é concordar, mas é respeitar autoridade do pai.
                                                            Conclusão:
  4ª Divisão) Hebreus 12:5-11. Imagino que não concordamos com a Palava de Deus mas;
  a) João 6:68. Não temos opção. Quanto aos nossos líderes religiosos;
  b) Mateus 23:2-11. Oque não pode haver é a falsidade, a hipocrisia  e ficar seguindo uma liderança que não tem caráter, que não tem exemplo real de vida.
  c) hebreus 13:7 ; Filipenses 3:15-19. Não podemos seguir uma liderança  às cegas, quando esta não nos passa um referencial digno de ser imitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário