domingo, 4 de fevereiro de 2018

Quando se concretiza o pecado;quando o pecado é pecado

                       Estudo Nº 92- Escrito e editado em:04-02-2018

1ª Divisão: Romanos:14:13-23. Paulo não trata aqui de pecados tais como os que estão em:
  a) Gálatas 5:19:21. Estes são pecados absolutos e tem o mesmo peso para todos indiscriminadamente. 
  b) Mateus 15:19-20. Tais pecados estão implícitos na natureza humana e não podem afetar sem a sua conclusão externa, na ação fora do corpo, na consumação da vontade.
  c) Salmos 51:5. Este é o pecado de origem, o grande legado de Adão à humanidade.
2ª Divisão: Romanos 7:14-23. Este nos coloca em pé de igualdade diante de Deus.
  a) 1ª João 1:5-10. Desta forma, e mesmo que eu não cometa diretamente a ação que dá a vida externa ao pecado, eu sou pecador e por este motivo é que peco, até em dizer que não peco.
  b) Gênesis 4:7. Entretanto, a vontade que há em mim, não é pecado se não for consumada, e desta maneira, tenho as duas vontades em minha natureza, que por sua vez estão sujeitas às minhas ordens.  O pecado de Caim só foi pecado porque ele concluiu a sua vontade. Ele poderia não ter matado seu irmão Abel.
  c) Tiago 1:14-15. Concluímos aqui que ter vontade e não ficar alimentando esta vontade no íntimo de pecar, não configura pecado.  EXEMPLO: " Sou um  ex cachaceiro(Pinguço) e tenho vontade de beber em determinadas situações, entretanto, devo por em minha mente que não tenho mais a necessidade de beber, muito embora tenha a vontade." 
2ª Divisão: Romanos 6:1-23. Ter o pecado original na natureza, não implica em pecar quando eu não fico dando asas às minhas imaginações pecaminosas.  O pecado não será pecado se eu não permitir que este seja por minhas ações concluído externamente, em trânsito por fora do corpo.
  a) Ezequiel 18: 14-23. A maldição hereditária não é em si sem a ação individual, cada um é responsável por suas ações e por ser filho de meu pai, não tenho que ser igual a ele em suas atitudes.
  b) Romanos 14:12. As responsabilidades em relação ao pecado praticado são individuais, particular e irrevogáveis diante de Deus.
  c) 1ª João 2:15-16. O pecado só é pecado quando se funde a vontade do que há em nós com o que está no mundo exterior à nossa vista na sua consumação, na prática.
3ª Divisão: 1ª Tessalonicenses 5:22. Por este motivo é que a Bíblia nos alerta em não permitir que aconteça para depois tomar a decisão de evitar, mas evitar antes de acontecer,
  a) Mateus 26:41. Não que eu não deva orar de menos e vigiar de mais, mas a minha oração já em si deve ser a minha vigilância; é por isto que Jesus ordenou vigiar  e em seguida orar.
  b) Gálatas 5:16-17. Isto quer dizer; dar atenção aos ensinamentos da Bíblia tais como; leitura,  meditação, obediência aos princípios da Palavra de Deus e não ficar alimentando a mente com coisas que não podem nos aprovar diante de Deus.
  c) Filipenses 4:5-9. Desta forma não haverá lugar em nosso coração para alimentar a natureza que há dentro em nós, o pecado de origem.
                                                       CONCLUSÃO
  d) Gálatas 5:13. Somos livres por Jesus para não trazer ao externo o que há dentro em nós em relação ao pecado, na nossa carne, na natureza adâmica.
  e) 1ª João 5:18         Somos livres para não pecar, para não dar brecha ao diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário