quinta-feira, 7 de junho de 2018

Interpretando o Salmo 118 por antuninamartins2012@gmail.com


                                                                       I
v1. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.
                                  Qual é a razão para que  louvemos ao Senhor ?
A razão é: " Porque Ele é bom e a sua Misericórdia dura para sempre."     Benignidade é a qualidade de quem é benigno, ou seja, dotado de características boas, como a generosidade, a bondade e a benevolência.
  Agir com benignidade é o mesmo que ser misericordioso e bondoso com o próximo, se comportando com base na lealdade e fidelidade, princípios estes defendidos por várias religiões baseadas na Bíblia.
                                                                  II
 v2. Diga agora Israel que a sua benignidade dura para sempre.
3 Diga agora a casa de Arão que a sua benignidade dura para sempre.
4 Digam agora os que temem ao SENHOR que a sua benignidade dura para sempre.
          O que nos faz afirmar para as pessoas e convidá las a reafirmar esta verdade é:
a convicção desta lealdade do Senhor para com os que o temem. Isto dá segurança absoluta no Senhor.
                                                                              III
 v5. Invoquei o SENHOR na angústia; o SENHOR me ouviu, e me tirou para um lugar largo.
      Este tipo de angustia, aperta e deixa sem saída num beco fechado, sem poder se mover para lado algum, mas ao invocar o Senhor, Ele alarga a situação para que se possa mover de um lado para o outro, quando não havia mais saída. Invocar é: chamar em auxílio, pedir a proteção , suplicar.
pedir auxílio, assistência; recorrer.
                Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.   Jeremias 33:3(Este versículo ativa a Bíblia on line ao clicar nele )
                                                                                IV
v6. O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.
7 O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam.
  Há duas formas do Senhor estar conosco : A presença d'Ele e nas pessoas que nos ajudam.
                                                                                  V
 v8. É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.
9 É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes.
      Este confiar é no absoluto e não quer dizer que não devemos confiar nos homens, mas que não devemos depositar toda a nossa confiança no ser humano em geral.
                                                                                   VI
 v 10. Todas as nações me cercaram, mas no nome do SENHOR as despedaçarei.
11 Cercaram-me, e tornaram a cercar-me; mas no nome do SENHOR eu as despedaçarei.
12 Cercaram-me como abelhas; porém apagaram-se como o fogo de espinhos; pois no nome do SENHOR as despedaçarei.
    Três tipos de cerco; O Salmista estava cercado por todos os lados e espremido no meio  e sendo atacado implacavelmente, sem piedade e sem defesa de maneira sutil, por três vezes insistentemente o inimigo o cercou, mas ele afirma com a concordância verbal apontada para o futuro . No nome do Senhor eu despedaçarei.  Todas as três vezes, as despedaçarei !
                                                                                     VII
 13 Com força me impeliste para me fazeres cair, porém o SENHOR me ajudou.
   O inimigo é forte e tem força para fazer cair e insistentemente empurrará  rumo ao chão.
Apenas o Senhor pode nos ajudar nestes momentos de medição de força contra o inimigo insistente.
                                                                                      VIII
14 O SENHOR é a minha força e o meu cântico; e se fez a minha salvação.
    Por este motivo é que o Salmista afirma que se deve confiar no Senhor e fazer d'Ele a sua força fazer d'Ele o seu cântico e desta forma O Senhor se faz a nossa salvação nestes momentos de lutas, onde não conseguimos ver uma saída.
                                                                                        IX
15 Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas.
16 A destra do SENHOR se exalta; a destra do SENHOR faz proezas.
                algo difícil de ser realizado; façanha, feito.  Isto é a destra do Senhor que faz proezas.
                                                                                                X
17 Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do SENHOR.
       A destra do Senhor nos faz acreditar na vida em meio ao caus e abeira do fim para servir de testemunho do cuidado que o Senhor tem quando fazemos d'Ele a nossa força e o nosso cântico  mesmo em meio à destruição do inimigo voraz.
                                                                                          XI
18 O SENHOR me castigou muito, mas não me entregou à morte.
 O Salmista considerou o cerco do inimigo um uma instrução para que este pudesse confiar que mesmo em determinadas situações, o Senhor nos disciplina e não nos desampara.
                                                                                          XII

19 Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao SENHOR.
20 Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão.
           Esta porta é bem definida e não é para qualquer um entrar.
E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.
Isaías 35:8.
                                                                                           XIII
21 Louvar-te-ei, pois me escutas-te, e te fizeste a minha salvação.
Há um motivo muito especial no louvor: Porque me escutaste, e isto faz nos entender que vale a pena confiar no Senhor.
Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.
João 9:31 .
                                                                                            XIV
22 A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.
Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Salmos 127:1
                                                                                             XV
Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos.
Salmos 118:23.
  Apenas contemplaremos a ação do Senhor e maravilhados veremos que o Senhor vence a guerra e não depende do braço do homem.
                                                                                               XVI
Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei.
Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
Salmos 118:28,29.
 Há razões de sobra para louvarmos a Deus, para sermos gratos a Ele e exaltar o seu nome
porque a sua lealdade, benignidade,misericórdia  não tem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário