domingo, 21 de janeiro de 2018

O que pode nos separar de Deus !

                                        Estudo Nº 91 - Escrito e editado em 21-01-2018
1ª Divisão: Isaías 59:1-2. A iniquidade em ação é a própria prática do pecado, é a consumação da vontade de fazer algo que não agrade a Deus e esta, uma vez  praticada é quem nos separa de Deus.
  a) Gálatas 5:19-21. A iniquidade têm, como pecado, vários nomes que a identifica  sendo empecilhos para se entrar no céu.
  b) Jó 5:16. Toda a forma de injustiça é pecado.
  c) Salmos 51:5. A iniquidade é formada na natureza do ser humano e passa de pai para filho hereditariamente.
2ª Divisão: Salmos 59:5. Entretanto, não tem vida própria se não for praticada.
  a) Mateus 15:19-20. Esta tem morada no coração e se não for praticada, não se torna pecado.
  b) Provérbios 22:15. É preciso ser corrigida desde os tempos de criança.
  c) Provérbios 29:15. A correção deve ter duas etapas bem distintas, castigo e explicação do porque ter sido castigado. Isto pode evitar transtornos futuros, entretanto;
3ª Divisão: Provérbios 22:6. Bem na juventude e ainda criança, este precisa de exemplo de vida para seguir e não alimentar a iniquidade do coração.
  a) Malaquias 4:6. O exemplo de vida não é contemporizar, mas corrigir os filhos dando exemplo de vida cristã para que haja reciprocidade dentro do contexto bíblico.
  b) Salmos  66:18. A iniquidade deve ser trabalhada no coração e apresentada a Deus afim de que Deus ouça as nossas orações.
  c) 1ª Pedro 3:7. Até a falta de comunicação do casal é iniquidade e impede as respostas às nossas orações.
4ª Divisão: Êxodos 34:6-7; Salmos 127:3. Se o Senhor visita a iniquidade dos pais nos filhos e se os filhos são o fruto do ventre, então, os reflexos da vida comum do casal refletirão nos filhos e provavelmente, se o pai e a mãe não deram exemplo de vida, não terão. Gálatas 6:7.
  a) Ezequiel 18:20-23. A hereditariedade não é definida sem que haja a ação individual e portanto, há muitas ovelhas negras em famílias de ovelhas brancas e vice - versa.  Na verdade, Romanos 14:12. As responsabilidades são individuais. Ninguém pagará pela iniquidade do outro.
  b) Salmos 103:3. Precisamos fazer um reavaliação de nossa vida diante de Deus e ver se não há iniquidade em alguma atitude nossa no dia-a-dia. Deus quer nos perdoar.
  c) Atos 17:30. O que Deus mais quer é que nos arrependamos de alguma iniquidade que porventura exista em nossas vidas, pois apenas a iniquidade pode nos separar d'Ele.
                                                 Conclusão:
  d) Atos 3:19. Mas não basta arrepender-se e sim, também se converter, lutar para não praticar a iniquidade que está no coração.
  e) 2ª Crônicas 7:14-15. Desta forma, a iniquidade que faz parte da  natureza humana, não poderá impedir que Deus nos ouça.
                             Deus nos ajude a compreender esta verdade !

Nenhum comentário:

Postar um comentário